Release

Entenda um pouco:

Contos de Ifá é uma experiência em novas mídias: um web-game educativo de aventura que possui como temática a mitologia afro-brasileira. São também laboratórios para professores da rede pública focado no uso do jogo como ferramenta pedagógica em sala de aula, e metodologia para a construção, junto aos alunos, de novas histórias-jogos para a plataforma.

Entenda mais:

Contos de Ifá é um game educacional sobre a Matriz Africana. Ifá é um oráculo de origem iorubá composto por versos que contam a história dos Orixás, representações da natureza no panteão africano. Em sua primeira versão, possui 4 mini-games que apresentam, em uma lúdica narrativa, a história de um Orixá. O projeto prevê o desenvolvimento de 256 fases, número equivalente ao conjunto de versos que compõem o Ifá.

Propõe também metodologias para a promoção de laboratórios de construção e uso de jogos com alunos e professores de escolas públicas e espaços culturais, indígenas e quilombolas. O projeto foi baseado na Lei 10.639/03 – que insere o estudo da História da África e dos africanos nos currículos escolares – afim de valorizar a cultura afrodescendente e minimizar o preconceito histórico sofrido pela mesma. Contos de Ifá é uma iniciativa do Ilê Axé Oxum Karê, do Centro Cultural Coco de Umbigada de Olinda e da 3Ecologias.net .

Entenda mesmo:

Contos de Ifá – Um site-jogo educacional sobre a Matriz Africana

Ifá é um oráculo de origem iorubá, da África Ocidental, formado por versos que contam a história dos Orixás, representações da natureza no panteão africano. Contos de Ifá é uma plataforma educativa de jogos de aventura baseada na mitologia de matriz africana, construída a partir de uma narrativa lúdica com 4 fases as quais representam, cada uma, a história de um orixá: Exu, Ogun, Oxóssi e Omolu. Esta é a primeira versão do jogo. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de mais 252 etapas com o total de 256 fases, número equivalente ao conjunto de versos dos poemas iorubanos que compõem o Ifá.

A plataforma é uma iniciativa do Terreiro Ilê Axé de Oxum Karê, do Centro Cultural Coco de Umbigada de Olinda e da 3Ecologias, empresa que desenvolve ambientes de interação na web e aplicativos para computação ubíqua. O lançamento do site aconteceu no dia 6 de setembro de 2014, na Sambada de Coco do Guadalupe, em Olinda, e contou com uma roda de conversas com a própria comunidade sobre o projeto.

Contos de Ifá também propõe metodologias para a promoção de laboratórios de construção de jogos com alunos e professores de escolas públicas e espaços culturais, indígenas e quilombolas. O projeto visa ainda a formação cultural como forma de combater o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa e foi idealizado com base na Lei 10.639/03, que insere o estudo da História da África e dos Africanos nos currículos escolares, com o fim de valorizar e quebrar preconceitos sobre a cultura afrodescendente.

O projeto tem incentivo do Funcultura e apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.  A plataforma também contou com o incentivo do Ministério da Cultura através do prêmio Cultura Digital. O web jogo estará disponível ao público no endereço: http://contosdeifa.com/. O site é todo construído em software livre e seu acesso é gratuito.

Quem idealizou o projeto:

> Terreiro Ilê Axê Oxum Karê

Casa de matriz afro-indígena, abriga o Centro Cultural do Coco de Umbigada, trabalha a cultura popular de raiz afrodescentente, está ligada à Rede de Pontos de Cultura Federal e Estadual, Rede Mocambos, Rede Mulheres de Terreiros e Rede de Terreiros de Pernambuco.

http://sambadadecoco.wordpress.com
> 3Ecologias

Empresa que desenvolve ambientes de interação web. Entre outros projetos, desenvolveu o Cotidiano Sensitivo, plataforma com transmissão de experiências multi-modais com diferentes perspectivas do cotidiano com montagem de cenas em tempo real, e o projeto Olinda Patrimônio Cotidiano, que visa reconstruir a memória coletiva dos moradores e a sua relação com a cidade.

http://3ecologias.net

SERVIÇOS

Contos de Ifá – Um site-jogo educacional sobre a Matriz Africana
O lançamento oficial do site ocorreu no dia 6 de setembro de 2014, na Sambada de Coco do Guadalupe, em Olinda. O endereço do site é http://contosdeifa.com/. Acesso livre e gratuito.

 

Para mais informações, entrar em contato:

Ricardo Ruiz: (81) 9843-8258 | ruiz@3ecologias.net

ou

Mãe Beth de Oxum: (81) 9645-1865 | bethdeoxum@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s